domingo, maio 25, 2008

ser

A nossa vida pode mudar de um dia para o outro.
Ando quase segura que nos podemos habituar a tudo. Que conseguimos viver das formas mais inimagináveis ou insuportáveis. E que o sofrimento é como qualquer matéria orgânica que com o tempo tende a decompor-se. Não sei se penso isto ou se quero pensar assim. Mas eu bem vejo os velhos, como reagem às desgraças. Não sei se aquilo é sabedoria, insensibilidade ou puro comodismo. Suponho que um pouco de tudo.

(a minha avó reage tão naturalmente à morte das amigas e dos cunhados)

2 comentários:

T.E. disse...

Essa coisa de se Ser sempre me intrigou demasiado.

Ana Oliveira disse...

Em tudo o que leio de ti, apesar de estar quase viciada e gostar de tudo o que leio, nunca foste tanto de encontro ao que penso e a um problema meu. Tenho medo do sofrimento e de mudanças radicais, inesperadas e incontornáveis. Acho que isso dos velhos é um pouco de tudo e mais o "estou por tudo nesta altura do campeonato" ou "também estou à espera da minha vez". Mas não sei se o sofrimento é assim tão fácil de se decompor, para nós.