segunda-feira, dezembro 26, 2005

mumbai e goa / bollywood e praia

Chegar a mumbai e' ser surpreendido pela ilusao do cinema e da riqueza. Mumbai e' o centro economico da India e tem tanto de ostentacao como de miseria. Sem duvida, a cidade mais cara do pais e com muita influencia ocidental. Arquitectura colonial, grandes avenidas, praia, palmeiras. Quer dizer, isto e' so uma infima parte da cidade, a fachada principal...
Mal cheguei ao dormitorio, o recepcionista perguntou-me se queria participar nas filmagens de bollywood. Nao estava muito entusiasmada com a ideia, mas depois acabei por decidir que talvez valesse a pena a experiencia e la fomos nos...Arrependi-me para o resto da vida. As filmagens eram para um video clip de musica pop indiana, o mais foleiro possivel. Pelos vistos o artista e' super conhecido na India, embora nem sequer saiba tocar um unico instrumento nem mesmo cantar. O homem era arrogante ate mais nao, e tao kitsh que pedia para lhe porem lagrimas artificiais para fingir que estava a chorar enquanto gravava. Ai jesus, por favor. Pois bem, quando dei por mim estava vestida com um vestido indescritivel de feio vermelho, labios vermelhos, olhos cor de rosa, sandalias de tacao alto e brincos dourados. Quem sou eu e no que me fui meter? - perguntei a mim mesma quando me vi ao espelho. Mas nao bastava estar naquela figura, o meu papel, imaginem, era fingir que era a vilonista da banda!! Tive que tocar e tocar e tocar violino durante todo o dia, ja nao podia mais...cada 30 segundos do video demoram 2 horas para ser feito, eu ja nao podia ter o queixo naquela posicao...claro que me pagaram por aquilo e eu ainda me ri muito a fazer aquilo, mas a sensacao de ser uma idiota on red dress supera qualquer coisa...os outros figurantes estavam a vibrar estar ali, alguns tinham que fingir que estava a haver grande festa, todos de bracos no ar e a dancar....as gravacoes eram dentro de um bar e havia pessoal de oculos de sol la dentro para mandar o style para a camara, assim podem imaginar melhor o ambiente.
No dia seguinte queria-me perder nas ruas da cidade e sentir-me livre outra vez...! Encontrei uma boa exposicao no caminho, a world press photo 2005, se bem que me senti um tanto ou quanto deprimida quando sai dali. Fotos com qualidade e muito eficazes a nivel jornalistico, mas tragedias essencialmente. Iraque, tsunami, medio-oriente, paquistao, enfim.
Como nao consigo estar muito tempo em grandes cidades aqui, passados 3 dias vim para goa curtir uma praia e umas palmeiras. O norte de goa e' recheado de festas trance e raves, mas eu nao estava muito nessa onda e vim para o sul. Uma praia tranquila chamada palolem, com festinhas mais chill. Conheci um saxofonista e um guitarrista que sao excelente companhia, boa musica a acompanhar-me de noite e de dia, onde quer que seja...obviamente que os finorios tambem ajudam bastante nestes momentos de lazer.
O natal passou despercebido mas nao sei como acabei a comer peru.
A influencia portuguesa nota-se essencialmente na religiao (muita gente e' catolica e ha igrejas em todo lado) e nos nomes tipo " d'souza travel agency" . Ontem fui visitar Old Goa, a antiga capital portuguesa e deu-me muito em que pensar. O Vasquinho tem direito a estar num arco que simboliza a entrada dos portugueses em Goa, e la esta ele feito de pedra todo orgulhoso da sua descoberta. As igrejas tem pormenores fantasticos.
A espanholita infelizmente foi-se embora ontem mas acho que vou curtir estar estes dias sozinha...organizar ideias, memorias e fotografias! E ha sempre gente interessante a volta para dar dois dedos de conversa...(quer dizer, nem sempre)
Ja estou um bocado farta de praia e de turistas (embora eu saiba que tambem sou um deles, nao ha paciencia para estar aqui e ver mais europeus do que indianos..) e amanha apanho um autocarro para Hampi, uma cidadezinha no interior cheia de templos e outras coisas para ver e sentir.
Adiei o meu voo para a australia, nao me esta a apetecer sai daqui...acho que vou ter um choque cultural qd chegar la, imagino-me a deambular pelas ruas de sidney a procura de um quarto que pague um euro por noite....

Os indianos costumam dizer-me com um certo orgulho:
"madame, in india everything is possible". E eu quase nao duvido.

4 comentários:

Anónimo disse...

ai ai ai
afinal nao tens assim tantas saudades minhas..;) aposto que andas toda atarefada e nem pensas na mary. por mim podes por a foto na boa, se conseguires...es a manager do blog a partir de agora, ta bem? gosto de ti como sempre.

Anónimo disse...

..e eu quase não duvido que "in your mind everything is possible". Essa de chamar Vasquinho ao imperial Vasco da Gama é fantástica! Sabes uma coisa: começo a roer-me de pena de não ter feito o mesmo que tu com a tua idade. Serve-me a imaginação e os teus textos para julgar que estou contigo. Até logo...
Old

Anónimo disse...

mericoks, mericoks, onde está você agora... ?

Anónimo disse...

em hampi, o sitio mais bonito da india ate agora. estou a vibrar e a fazer exercicio duro...bibicleta e montanhismo do genero...surreal.
40 km de ruinas fantasticas, um rio e hectares de bananeiros. estou a adorar. beijo.