segunda-feira, dezembro 05, 2005

depois de udaipur e diu, estou novamente em delhi, imagine-se

Com que entao faz-se este blog e e' para pessoas como a dalas me andarem a gozar..que bela fotografia que foste escolher, sim senhora!!! A minha cara agora deve estar metade do que era antes...estou a perder a tipica forma de bolacha maria, nao consigo comer muito aqui, a excepcao da ultima semana que estive em Diu e me vinguei fortemente do jejum, alarvando peixe fresco e cerveja indiana.
Pois bem, depois daquela cidadezinha no deserto (onde nao paguei metade das noites do hotel porque fiz amizades com o manager, foi muito bom!!), fui para Udaipur, considerada a cidade mais romantica do estado de Rajasthan. E' dificil falar da India se nao for por partes, penso que o proprio povo indiano nao se considera unido, identificando-se mais com o estado a que pertence, do que propriamente com o pais em si. Alias, maior parte deles nem sequer tem dinheiro para viajar ou nao lhes interessa o mapa geografico da India. Udaipuir e' suficientemente bonito e tem uma caracteristica deveras peculiar: um dos milhares e foleirissimos james bond chamado "octopussy" foi filmado la, e isso e' o orgulho de muita gente e serve para chamar turistas. Surreal...nao e' que em todos os hoteis cada hotel passam a mesma hora e todos os dias o tal filme? Em letras bem grandes em qualquer guest house que se preze esta escrito ca fora: "octopussy show, 7:30pm". No principio nao estava a perceber e como o nome tem o seu que de pornografico, andava a matutar o que seria aquilo...ate que estava a beber um chazinho na residencia e de repente, da janela que da para a cozinha, sai uma mini-televisao e comeco a ver o velho roger moore numas actividades tipicamente bondianas...fabuloso.
Depois decidimos descansar de cidades e fomos para Diu, a tal ilha que um dia portugal colonizou...ainda se ouve muita gente a falar portugues e ate dei por mim no meio de uma festa a ouvir musica pimba. Ali, as tres religioes - hindu, catolica e muculmana - vivem em paz umas com as outras. Reconhece-se Portugal em muitas coisas, mas as caracteristicas indianas prevalecem. Vi bandeiras de Portugal nos mais diversos sitios, e jantei numa casa com a tipica montra kitsh de vidro na sala, onde imagens de jesus e nossas senhoras luminosas estao animadamente a conviver com peluches do garfield e bibelots do mickey mouse. Foi sem duvida, a semana mais divertida e relaxada de todas, e onde pela primeira vez nesta viagem fui a praia!! Soube-me pela vida, mergulhinho em aguas salgadas e estender-me na areia de cara virada para o sol...quem esta preocupado com a minha saude que nao se preocupe porque foi sempre ao fim da tarde, esta bem espera? ;)
Depois deste delirio, vim novamente para delhi buscar a minha amiga espanhola que vem passar dezembro comigo e nao vir ter comigo sozinha...10 horas de camionete mais 20 horas num comboio, com milhares de indianos a dormirem e a fazerem todo o tipo de actividades, esmagados uns contra os outros. Nao vi um unico turista durante a viagem toda, e as atencoes cairam sobre mim..era a unica diferente ali...desconfio que aquela classe era tao ma, que ninguem arrisca uma viagem tao longa sem ter lugar reservado....pois bem, no meio daquela confusao toda, la arranjei um lugar para me sentar no galinheiro, no sitio onde se poe as malas por cima dos acentos...tive que me dar sortuda, porque maior parte da gente estava no chao ou corredores a dormir como se nada fosse, o que significa que ir a casa de banho se tornava impossivel. Tive tanto tempo para pensar em tanta coisa, que as horas acabaram por passar relativamente rapido, embora o corpo nao parasse de se queixar. Uma experiencia unica, onde aprendi e observei que chegue para os proximos dias. De vez em quando tentava comunicar, mas quase ninguem falava ingles. Fiquei amiguita de um instrutor de yoga que no final da viagem me deu o terco hindu dele, e me disse que eu era uma pessoa muito espiritual e com muita sorte. "God blessed you" - disse ele. Sera mesmo assim?

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é a veelha Mitos sempre sempre disse que deveriass ter sido missionária, já tás na india e sendo tão espiritual quem sabe. Já foste a Calcutá???
Quanto à comida não queremos que percas esse semblante vagamente bolachudo por isso dá-nos uma morada que mandamos-te comidinha portuguesa da boa.
Uma vez Maria, para sempre bolacha...
Vê lá se sabes quem é o genial escritor deste comment.

Anónimo disse...

camarinha?? acho que so podes ser tu... nao acredito!! tenho saudades tuas seu pastor admiravel!! manda-me um email que eu nao te mando sem me mandares, ah pos, tb quero ser mimada como a leni.

Anónimo disse...

mary, tás cada vez mais terrible!
old

Anónimo disse...

ate faz, eu gosto de fazer surpresas...mas no natal vou estar em goa...vai ser um delirio, acho....
se nao conseguir comprar-te uma prenda, ja sei o que te quero dar no natal...uma fotografia daqui...tenho revelado todas e ja sei qual e' que te quero dar.