terça-feira, janeiro 06, 2009

novo (2) - bruxismo

O dentista já me tinha dito que eu era bruxómona. Não sei como é que se escreve, procurei no google e só encontrei sites brasileiros. Se bem que vai ser tudo igual daqui em diante. Sim, sofro de bruxismo. Não é porcalhice.
O bruxismo consiste em passar a noite a raspar com os dentes uns nos outros, como se estivéssemos muito zangados. Do género cão antes de morder. RRRRRRRRRR. Ranger.
Quando ele me disse que sofria de bruxismo eu não liguei, mas ultimamente acordo exausta da boca. De daqui em diante, se alguém me disser que ando com má cara eu vou confessar: "ó pá, é porque ando cansada da boca". Imaginem-se a mastigar aqueles restinhos de nozes e pinhões a noite toda. A tarefa nunca está completa - mal acabam de aniquilar aquele resto de amêndoa dos formigos do Albano, aparece a avelã do chocolate Nestlé da Tia Cláudia.
Pensei que talvez os sonhos e o meu estado psíquico pudessem influenciar na intensidade do bruxismo. Mas não me parece. Sonhei a noite toda com uma comunidade de gatos. Acabou com a gata mais bonita a ter filhos. Isto é de uma simplicidade quase absurda. Se ao menos sonhasse com cavalos brancos, portas e precípios. Não, sonho com gatas parideiras e com meia dúzia de pessoas que amo e me fazem feliz.

4 comentários:

Loli disse...

Isso parece-me um bocado estranho.
Você tem de curar essa maleita!
Que ainda tem muitos pães com manteiga matinal para comer, lá no "café" perto do nosso trabalho!
Está vem? Okey?
As melhoras.

Joana Nobre disse...

Maria,
Uma das causas do bruxismo é a presença de parasitas a nível intestinal, tipo oxíuros. Toma um desparasitante (ex: Zentel, comprimidos ou xarope, toma única).
É provável que se resolva :-)
Beijo!

Francisco disse...

De bruxa ainda vá que não vá agora parasita?! Vamos lá moderar o comentário.

Há que lembrar que é uma medida de segurança altamente eficaz ter um animal a rosnar a noite toda. Garante um sono tranquilo! :)

Joana Nobre disse...

A leitura rigorosa de um texto conduz à sua justa interpretação.