quinta-feira, março 15, 2007

nao ha maior metafisica do que a de comer chocolates

India. Uff...
Desculpem os leitores mais assiduos, mas isto as vezes de organizar ideias nao e' coisa facil.
Ja tinha escrito um belo post, mas o caderno onde tinha o rascunho caiu inesperadamente no rio Ganges e la se foi toda a tinta, todas as palavras. Por obra dos destino ou dos mortos que por la navegam, fui encontrar o caderno 3 dias depois. Um velhote que vendia flores a beira rio encontrou-o e como eu ainda sou maryconnections, o gajo veio a saber atraves de outro que aquele objecto moribundo era meu. Enfim, coincidencias.
A verdade e' que tenho vindo a perder demasiadas coisas. Desta vez o rato nao roeu a mochila, mas um macaco entro dentro do meu quarto e roubou-me um champo, uns headphones e umas calcas novinhas acabadas de comprar. Filho da mae. Deve andar prai' de galho em galho a lavar-se todo e a ouvir musica.
Na semana passada fui dar um mergulho ao mar e assim perdi um brinco e duas pulseiras. Ontem roubaram-me o telemovel. Acredito que este fenomeno da perda seja um pequeno treino para me desapegar dos bens materiais. Assim o quero ver. A verdade e' que de calcas, brincos e telemoveis esta o mundo farto.

Um dos episodios mais comicos que me aconteceram ate agora foi um acidente de biciclete que provoquei. Armei-me em espertinha e aluguei uma biciclete anos 60 mais alta do que eu podia aguentar. Estava numa estrada de terra batida e vi uma senhora de sari vermelho. So consigo descrever o que senti como simples atraccao pelo abismo. Em vez de travar, fui literalmente contra o meio do cu da mulher. Ela caiu suavemente (nao sei andar de biciclete, muito menos rapido), parecia quase que estava a dancar. Nisto, quando olhou para tras viu que eu era branca e comecou a chorar. A idiota era ma como as cobras. Pobre de bolso e de espirito. Em 3 segundos juntou-se ali uma comunidade de indianos cheios de ideias, mas nenhum se queria meter para ajudar. Chegou mesmo a aparecer um policia que disse que nao tinha nada a ver com o assunto!! Maravilhoso. No final, a senhora de rabo magoado queria um euro e pronto. Antes disso, ofereci-lhe um analgesico e uma bela licao de moral com direito a traducao para hindi por um trauseunte, mas a pobre nada. Queria um euro e pronto. Contra os meus principios e farta de estar naquele circo, saquei da nota e dei-lhe.
O branco, aqui, e em tantos outros sitios, esta conotado com uma especie de poder que me assusta. Andamos prai a colonizar e depois e' isto: ou eles sao estupidamente submissos ou tentam nos comer a toda a hora. Outro dia um homem virou-se para mim com cara de encantado e disse: " Ei madame, your skin is shiny as silver". Uma bela e eficaz metafora.
Portugal fica numa especie de sitio a parte onde ninguem sabe onde e'. Uns la falam do Vasquinho, mas muito raramente. Por vezes digo que sou da Argentina, da Coreia, ou do Paquistao para os provocar.
Mas esta infinidade de linguas, culturas e religioes, prolongam a minha paixao por este espaco da terra.
Uma Historia que se come a ela propria atraves dos mais perversos paradoxos.
A sensualidade do vestuario, das cores e dos multiplos ornamentos joga no mesmo campo de um rigido sistema de castas onde o ascetismo e a pureza sao valores a preservar. Os deuses hindus sao muitos e para todos os gostos. Normalmente sao representados de uma forma androgena. Tem caras e vidas. Ha tambem em versao animal: macacos filhos do vento ou elefantes com corpos de humano.
Ha tambem uma enorme comunidade muculmana e em menor numero, crista, sikh, jain, whatever. Para os primeiros, so ha apenas um grande e unico criador.
Sim, porque para um biliao de pessoas, ha que haver uma certa variedade divina. Para que todos se possam indentificar e poderem, por vezes, venerarem-se tambem a eles proprios.
Desculpem o atraso.
Beijo com calor, muito calor.

5 comentários:

António A. Antunes disse...

berythoven. estás cada vez melhor.

Anónimo disse...

Bery S Naipaul, olá.
O paibago anda preocupado com as suas filha e sobrinha. Sabendo que a primeira perde tudo, tem medo que se perca a si própria, não sendo a sua sobrinha capaz de a encontrar.
Para resolver tal problema, propõe-se a enviar um tomtom, para as terras distantes das indias orientais.
Junto com o tomtom poderei também enviar um romeu que poderá substituir outros distantes, que dificilmente poderão seguir via ctt.
Beijos

Mi disse...

Fogo...k saudades...ler o teu blog é viajar um bocadinho também... quando ficas muito tempo sem escrever causas ansiedade ;)...é bom saber de ti

beijos...muitos

Anónimo disse...

Amiga a ver vamos se ainda me lembro com se comenta por estas bandas.

Antes de mais se entrares um pouco na memoria (lugar onde guardamos as recodaçoes boas, más ms tb uteis lembras te que o nosso amigo e fantasma Kan nos disse para nao deixarmos as janelas abertas pq os macacos ensinados se aproximam e rouba para os seus dono), por isso quem anda a ouvir musica comcalças nao e tanto o macaco na arvore mas sim um europeu ou hindu que teve a sorte e o mau carma de comprar as tuas coisas roubadas.
A bicicleta dps de te ver na corda nao e nada que me surpreenda ;)
o euro que pagaste e que me surpreende e q se ela pediu 1 euro nominimo imaginava te a dar 2
o caderno amigo, pensava eu que dps de aparecer a minha amiga ia dizer que de facto nao existem coincidencias, mas parece que 3 meses ha um ano nao lhe ensinaram mt coisa...
amo te mais od que ao sol... gosto qd escreveres mas nao e este blog que me tira as saudades de te ter aqui a ti e a luzy... mas tb nao e a vossa presença aqui me ira a dor de vos ver voltar... bem sei o qt isso vos vais custar. força e o que vos desejo.

bjs e abraços
antonio

Andre Alves disse...

finalmente conseguiste livrar-te desse carrapato tecnológico. assim aprendemos a reduzir a velocidade das nossas preocupações.
um beijo com cheiro a saudade